Segundo dados da pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das empresas recorrem ao marketing digital para ampliar suas vendas. Entre elas, 29,4% possuem estratégia estruturada de Inbound Marketing, para atrair tráfego e gerar leads.

O principal desafio tem sido, justamente, identificar as oportunidades reais de negócio. Ou, em outras palavras, qualificar leads para que eles avancem no funil de vendas, passando de contatos para clientes. A nutrição de leads é peça-chave nesse processo.

Mas, como fazer a nutrição de leads do meu negócio? Nesse artigo, você verá:

  • Qual o papel da nutrição de leads no Inbound Marketing;
  • Dicas de como fazer a nutrição de leads de forma eficiente.

O que é nutrição de leads?

A nutrição de leads é fundamental para garantir que potenciais compradores se tornem clientes efetivos. Consiste em oferecer o conteúdo que o seu público de interesse procura, no momento certo, em sintonia com cada etapa do funil de vendas.

Como você já deve saber, as estratégias de Inbound Marketing passam por quatro principais etapas:

  • Atrair o tráfego de visitantes para o seu site;
  • Converter visitantes em leads (fidelizar seu público de interesse);
  • Fechar leads em compradores (nutrir leads, fornecendo informações sobre sua marca, para consolidar o interesse e conduzi-los até a venda);
  • Cativar os clientes com conteúdo personalizado.

Portanto, para além de atrair pessoas, é preciso construir um relacionamento sólido com esses clientes. A oferta de um conteúdo rico e relevante, focado nas expectativas do seu público, é a sua principal aliada nessa tarefa.

 

Como nutrir leads de forma eficiente?

  • Segmente seu público

Com as informações coletadas no processo de conversão, através de formulários, você poderá conhecer e segmentar o seu público.

A partir daí, será possível traçar estratégias de marketing de conteúdo, explorando uma comunicação personalizada, que acompanhará o seu cliente até a compra.

  • Invista na automação

O uso de ferramentas de automação é fundamental na gestão e nutrição de leads. Através do disparo de e-mails, por exemplo, será possível conduzir os clientes até a venda, com mensagens personalizadas, de acordo com cada etapa do funil.

  • Monitore suas métricas

Diversas ferramentas de automação, como o MailChimp, o HubSpot Marketing Hub e a RD Station Marketing, possibilitam acompanhar de perto os resultados de suas ações de marketing. Assim, será possível ajustar o que precisa ser melhorado e gerar mais oportunidades de negócio.

 

Foto: internet

 

Como conquistar clientes através do marketing digital